Máquina a vapor e o Live-Steam

arnaldo03

Por que a máquina a vapor, quer seja aplicada às locomotivas, aos navios, aos veículos rodoviários, tratores, etc., quer seja em sua forma estacionária, acionando máquinas nas Indústrias, Usinas de Força etc., sempre despertou e ainda desperta interesse,em plena Erado Computador?

Devido à sua enorme importância histórica e atual!

Essa invenção tão simples, apesar de ter os seus princípios conhecidos desde a Antiguidade só pôde ser realizada com êxito no fim do século XVIII, devido às dificuldades técnicas insuperáveis para as épocas anteriores. Dizem que o próprio James Watt, o seu inventor, morria de medo do vapor submetido à pressão, e só o aplicou em baixas pressões com rendimentos termos-dinâmicos inexpressivos. A técnica de construção de caldeiras ainda estava em sua infância.

A máquina a vapor mudou a face do mundo pelas suas conseqüências, boas e más. Pela primeira vez na História, as pessoas podiam viajar com facilidade para longe de sua cidade natal, para as capitais dos seus países, para outros países. As idéias puderam circular com muito mais facilidade, assim como as mercadorias e os exércitos. A indústria não dependia mais das quedas d’água, da força dos ventos e dos músculos dos animais e das pessoas. Os navios passaram a não depender mais dos ventos para se locomoverem e o faziam agora com muito mais velocidade e confiabilidade. (embora os “clippers”, a última geração de navios a vela superassem em velocidade os primitivos navios a vapor).

A precisão dimensional da usinagem mecânica exigida para a construção de tais máquinas, levou ao aperfeiçoamento das máquinas-ferramenta, assim como a necessidade de grande quantidade de ferro levou à importantes invenções na Siderurgia, barateando o custo desse material.

A produção do vapor e a sua contenção em recipientes metálicos sob pressão levaram ao aperfeiçoamento da qualidade dos aços e da Metalurgia em geral.

Muitas disciplinas tiveram um grande avanço, como a Termodinâmica, Resistência dos Materiais etc..

Finalmente, para resumir, a máquina a vapor levou à criação do motor de combustão interna, tanto o ciclo Otto (gasolina e álcool), como o Diesel e abriu caminho para as grandes invenções do século XIX e XX. De modo que essa invenção deu um dos maiores, senão o maior dos impulsos à Revolução Industrial.

E a velha máquina a vapor, hoje em dia continua a ser útil, não tanto na  sua versão alternativa (de êmbolo) mas em sua forma mais moderna, a turbina a vapor, mais eficiente, sendo usada nas Usinas Termo-elétricas a vapor, Usinas de Açúcar, grandes Petroleiros e Usinas e Navios Atômicos, nesse último caso a fonte de energia sendo o calor gerado pela fissão controlada de Urânio, ao invés da combustão de carvão, óleo combustível, lenha etc..

O “Hobby” Live Steam, por sua vez ocupa-se da construção de modelos funcionais em escala reduzida de todo o tipo de máquina movida a vapor, proporcionando uma ótima fonte de entretenimento, muito instrutiva, como todas as classes de Modelismo. Toda a literatura é em língua estrangeira, geralmente  inglês, e o “Hobby” é praticado em todos os países desenvolvidos.